KIC 8462852: Estudo Descarta Existência de uma “Esfera de Dyson” ao Redor da Estrela! (#549 – N. A.)

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO CANAL ASSOMBRADO!
http://www.lojaassombrada.com.br/
Camisetas, Canecas, Posteres, Luminárias, Livros, Coletâneas de Vídeos e muito mais. Visite!
—————————————————————————–

Fala AssombradOs! Uma equipe de mais de 200 pesquisadores, incluindo Jason Wright, professor assistente do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade Estadual da Pensilvânia, e Tabetha Boyajian, astrônoma da Universidade Estadual da Louisiana, ambas nos Estados Unidos, está um passo mais perto de solucionar o mistério por trás da “estrela mais enigmática do universo”, a KIC 8462852. Essa estrela, que é 50% maior e 1.000ºC mais quente que o nosso Sol, é conhecida por perder parte de seu brilho esporadicamente, porém as ocorrências são tão singulares, que vem chamando a atenção dos astrônomos desde a sua descoberta, em 2015. Desde então, surgiram inúmeras hipóteses, sendo que a mais controversa delas, sem dúvida alguma, foi a possibilidade aventada de uma megaestrutura alienígena orbitando a estrela, a famosa “Esfera de Dyson”.

O mistério em torno da mesma foi tanto, que mais de 1.700 pessoas doaram dinheiro através de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter, e cerca de US$ 100.000 foram utilizados para pagar pelo tempo de utilização de um telescópio terrestre e, dessa forma, reunir mais dados sobre a estrela. Como resultado, um conjunto de dados coletados por Tabetha Boyajian e seus colegas, em parceria com o Observatório de Las Cumbres, está disponível em um novo estudo publicado recentemente no periódico “The Astrophysical Journal Letters”. De acordo com Jason Wright, co-autor do estudo, a equipe estava esperando que, ao observar uma diminuição do brilho da estrela em tempo real, eles pudessem ver se todas as reduções tinham a mesma profundidade em todos os comprimentos de onda. Se fossem quase iguais, isso sugeriria a existência de algo opaco, como um disco, planeta, estrela ou até mesmo grandes estruturas no espaço. Em vez disso, a equipe descobriu que a estrela perdeu muito mais brilho em alguns comprimentos de onda do que em outros. E isso descarta completamente a hipótese de uma estrutura extraterrestre.

Segundo Tabetha Boyajian, a provável razão pela qual a luz da estrela parece enfraquecer ou aumentar esporadicamente é bem mundana: poeira. Os novos dados mostram que diferentes cores da luz estão sendo bloqueadas em diferentes intensidades. Portanto, o que quer que seja que passa entre nós e a estrela não é opaco, como seria esperado de um planeta ou de uma megaestrutura alienígena. Os pesquisadores observaram atentamente a estrela através do Observatório de Las Cumbres entre março de 2016 e dezembro de 2017. A partir de maio de 2017, houve quatro episódios distintos, quando a estrela perdeu parte de seu brilho. Uma vez que a estrela está a aproximadamente 1.000 anos-luz de distância, o que vemos atualmente ocorreu há 1.000 anos atrás, e foram quase certamente causados por algum comum, pelo menos em uma escala cósmica.

De qualquer forma isso não torna a estrela KIC 8462852 menos interessante. De acordo com Jason Wright, este último estudo exclui as megasestruturas alienígenas, mas levanta a plausibilidade de outros fenômenos por trás da diminuição do brilho da estrela. Além disso, a contribuição financeira das pessoas, sejam estudantes, médicos, advogados, cientistas cidadãos ou astrônomos profissionais foi de fundamental importância para a elaboração desse novo estudo, e sinaliza uma nova era na Astronomia.

Redator Marco Faustino
https://goo.gl/8TK1oD

—————————————————————————–
NOSSO CANAL SECUNDÁRIO:
– Vida de Nozes: http://goo.gl/Kxuw62
—————————————————————————–
SEJA NOSSO PATRÃO! Saiba mais: http://www.patreon.com/assombrado
—————————————————————————–
QUER ENVIAR ALGUMA COISA PARA NÓS?
Caixa Postal 1057
São José do Rio Preto – SP
CEP 15.025-970
—————————————————————————–
INSTAGRAM: ana_lazafornaza
—————————————————————————–
A EMPRESA N4 TELECOM NO OFERECE INTERNET DE QUALIDADE. RECOMENDAMOS!
http://n4telecom.com.br/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
* Música: https://www.youtube.com/user/myuuji
* Jingle no final feito por Fernando Kielblock kiell_kiell@hotmail.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~